O CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TUPÃ (CREAS), CONSELHO TUTELAR e DIRETORIA DE ENSINO DE TUPÃ realizarão uma série de palestras voltadas à prevenção de gravidez na adolescência, seguindo o previsto na lei nº 13.798/2019, que institui a SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA no mês de fevereiro.
As ações serão realizadas através de rodas de conversas com os alunos do ensino médio nas escolas que aderirem a ação com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos alunos, informar sobre métodos contraceptivos, saúde sexual e reprodutiva, além de discutir os impactos sociais e educacionais da gravidez precoce. Além da interação com os estudantes, o trabalho inclui a disponibilização de caixas para receber, de forma anônima, questionamentos e dúvidas dos estudantes.
Em Tupã, o trabalho apresenta bom resultado. Segundo levantamento da SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE, o total de casos de gravidez em adolescentes com idade entre 10 e 19 anos tem diminuído: em 2021 foram 63 registros, 48 em 2022, 47 em 2023 e 37 em 2024.









