Tupã cumpre critérios de aprendizagem e receberá verba de R$ 1,5 milhão

2026 começa com uma boa notícia para a Educação em Tupã. Através da portaria interministerial nº 14 do Ministério da Educação e Ministério da Fazenda, publicada em 31 de dezembro de 2025, o governo federal constatou avanços significativos na gestão educacional e melhoria nos indicadores de aprendizagem da rede municipal de Ensino.

De acordo com a secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, o Ministério da Educação atestou que a rede municipal de ensino tupãense cumpriu as condicionalidades legais adotadas como critério para diagnosticar a realidade educacional do município.

Entre as condicionalidades está a participação de pelo menos 80% dos estudantes de cada ano escolar periodicamente avaliado por meio dos exames do SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Tupã também cumpriu a condicionalidade que prevê a colaboração entre Estado e Município, através de ações conjuntas que visam a melhoria da aprendizagem, como, por exemplo, o programa ALFABETIZA JUNTOS. A secretária de Educação destacou que além de comprovar os avanços na Educação Municipal, a avaliação do Ministério da Educação garantirá recurso complementar de R$ 1.577.713,61, referente à Complementação da União – VAAR (VALOR ALUNO ANO RESULTADO), do novo FUNDEB, para o ano de 2026.