Tupã tem novos padres na Auxiliadora e São Judas Tadeu em 2026

O ano de 2026 começa com mudanças significativas no clero de Tupã. Duas das principais paróquias – Nossa Senhora Auxiliadora e São Judas Tadeu – estão oficialmente com novos párocos, conforme as nomeações definidas pela Diocese de Marília na Circular n.º 08/2025, assinada pelo bispo Dom Luiz Antonio Cipolini em 14/10/2025. As transferências e designações, realizadas após consulta ao Conselho Presbiteral no ano de 2025, entram em vigor neste início de ano.

Novos párocos em Tupã

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
A comunidade está sob a condução do Pe. Marcos Roberto Marques Ortega. Também Frederico Coqueiro Dias, seminarista que foi ordenado em 12 de dezembro do ano passado, passa a integrar a equipe pastoral da paróquia, auxiliando nos trabalhos e atividades com a comunidade. Márcio Roberto Rios Martins, antes pároco da Auxiliadora, assume este ano, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e retorna à Marília.

Marcos Roberto Marques Ortega
Frederico Coqueiro Dias

Paróquia São Judas Tadeu
A paróquia localizada nos Altos da Vila Abarca, em Tupã, será conduzida pelo Pe. Nelson Bernardino Lopes que assume como pároco responsável. E Luciano Pontes, que estava à frente da São Judas passa agora a ser o pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Inúbia Paulista.

Nelson Bernardino Lopes

Paróquias que permanecem com sua liderança atual

Outras duas paróquias de Tupã mantêm seus párocos, garantindo continuidade no trabalho pastoral:

Paróquia Matriz São Pedro Apóstolo
A paróquia permanece sob a liderança do Pe. Luiz Henrique de Araújo, que segue como pároco responsável. Neste início de 2026, a comunidade passa também a contar com o Júlio Pereira de Souza Neto, que assume a função de vigário paroquial, fortalecendo e ampliando a equipe.

Júlio Pereira de Souza Neto

Paróquia São José Operário
O Pe. José Afonso Maniscalco continua à frente da paróquia. A partir deste ano, ele passa a contar com o apoio do Pe. Jean Pedro de Jesus de Paula, que assume como vigário paroquial, ampliando o atendimento pastoral à comunidade. Neste mês de janeiro, estão sendo realizadas as despedidas aos párocos que deixam as paróquias e a acolhida aos novos dirigentes que iniciam uma nova jornada.

Jean Pedro de Jesus de Paula