O ano de 2026 começa com mudanças significativas no clero de Tupã. Duas das principais paróquias – Nossa Senhora Auxiliadora e São Judas Tadeu – estão oficialmente com novos párocos, conforme as nomeações definidas pela Diocese de Marília na Circular n.º 08/2025, assinada pelo bispo Dom Luiz Antonio Cipolini em 14/10/2025. As transferências e designações, realizadas após consulta ao Conselho Presbiteral no ano de 2025, entram em vigor neste início de ano.
Novos párocos em Tupã
• Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
A comunidade está sob a condução do Pe. Marcos Roberto Marques Ortega. Também Frederico Coqueiro Dias, seminarista que foi ordenado em 12 de dezembro do ano passado, passa a integrar a equipe pastoral da paróquia, auxiliando nos trabalhos e atividades com a comunidade. Márcio Roberto Rios Martins, antes pároco da Auxiliadora, assume este ano, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e retorna à Marília.


• Paróquia São Judas Tadeu
A paróquia localizada nos Altos da Vila Abarca, em Tupã, será conduzida pelo Pe. Nelson Bernardino Lopes que assume como pároco responsável. E Luciano Pontes, que estava à frente da São Judas passa agora a ser o pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Inúbia Paulista.

Paróquias que permanecem com sua liderança atual
Outras duas paróquias de Tupã mantêm seus párocos, garantindo continuidade no trabalho pastoral:
• Paróquia Matriz São Pedro Apóstolo
A paróquia permanece sob a liderança do Pe. Luiz Henrique de Araújo, que segue como pároco responsável. Neste início de 2026, a comunidade passa também a contar com o Júlio Pereira de Souza Neto, que assume a função de vigário paroquial, fortalecendo e ampliando a equipe.

• Paróquia São José Operário
O Pe. José Afonso Maniscalco continua à frente da paróquia. A partir deste ano, ele passa a contar com o apoio do Pe. Jean Pedro de Jesus de Paula, que assume como vigário paroquial, ampliando o atendimento pastoral à comunidade. Neste mês de janeiro, estão sendo realizadas as despedidas aos párocos que deixam as paróquias e a acolhida aos novos dirigentes que iniciam uma nova jornada.












